Ensino Médio

Ensino Médio

Uma educação e preparação para a vida pautada no sociointeracionismo

A sociedade atual passa por constantes transformações, portanto, é necessário competência, formação acadêmica e visão ampla para saber discerni-las e acompanhá-las com segurança e precisão. Visto isso, no Colégio Santa Lúcia Filippini o Ensino Médio, etapa final da educação básica, tem como meta em sua proposta pedagógica oportunizar aos educandos um ensino de qualidade que permite ao aluno desenvolver suas potencialidades, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.

Nossa proposta implica o desenvolvimento de um currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aprofundamentos e formação definidos pelos sistemas de ensino e levando em consideração as quatro áreas do conhecimento. Assim, a valorização da aprendizagem, estrutura e tecnologia de ponta, além da formação permanente dos educadores são as estratégias para a construção de um novo Ensino Médio que corresponda às questões do século XXI.

Hoje em dia, em um mundo conectado e complexo com informações em abundância, o Colégio Santa Lúcia Filippini visa desenvolver um trabalho educativo integrado à família, voltado aos princípios cristãos em todas as suas atividades. Com foco na adolescência, busca soluções na construção de significado, auxiliando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em grupo, empatia, resiliência e criatividade.

Matriz Curricular

Promovendo a motivação e formação do aluno, desde os anos iniciais até os anos finais de ensino, o Colégio Santa Lúcia Filippini prioriza o diálogo mútuo e a criação de vínculos entre instituição e familiares. Dessa maneira, visamos um trabalho educativo integrado com a família, voltado aos princípios cristãos em todas as suas atividades educacionais.

Assim, aliciada à abordagem educativa de Santa Lúcia Filippini, a proposta de nosso Colégio está elencada ao conceito sociointeracionista:

“O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky)

Diferenciais