Animação Vocacional

Formação Animação Vocacional - Fotos

Boletim Vocacional Nº3

"Com Cristo, somos jovens que fazem diferença!"

PARÁBOLA DO VASO TRINCADO
Existia, num lindo jardim, num canto escondido entre os arbustos, um vaso trincado...
Certo dia, uma pessoa apareceu no jardim e encontrou o vaso, assim como estava, trincado. Ao vê-lo, acolheu-o com amor e cuidado, esclamando:
“ Querido vaso, eu vou precisar de ti.”
O vaso trincado, envergonhado, baixinho e sem jeito, respondeu:
“Sou um vaso trincado e não sirvo para nada.”
Aquela pessoa insistiu:
“ Assim mesmo, como és, vou precisar de ti. Eu poderia plantar uma bela flor no jardim e ela cresceria... Todos, contemplando-a, a admirariam. Vou precisar de ti! Dentro de ti plantarei uma flor e assim embelezarás outros lugares...”
O vaso estava preso em seus defeitos... Mas ele possuía tantas qualidades...
Sua tristeza o dominou e ele respondeu:
“Eu não irei embelezar! Logo verão minha rachadura... E a beleza da flor desaparecerá!”
Mas a pessoa foi insistente:
“Meu querido vaso, não precisas ter medo! Confia em mim! Abandona-te! Plantarei uma muda dentro de ti. Ela estenderá suas flores sobre teu lado trincado.”
O vaso, ainda um pouco trêmulo e envergonhado, arriscou-se a pronunciar o seu “SIM”, dizendo:
“Aceito tua proposta. Sou e estou disponível para o que queres de mim! Toma-me como sou...”
Ouvindo isso, o senhor, com todo carinho, tomou o vaso trincado em suas mãos. Colocou no seu interior terra boa... Plantou uma linda muda de flor... Esta trazia no seu interior o poder do Criador...
O vaso, percebendo que, apesar de trincado, fora escolhido para gerar em si a vida, exclamou:
“Senhor, não deixeis jamais morrer esta flor, pois, sem ela, sou um vaso sem vida e sem valor. Obrigado por valorizar-me como sou! Teu poder fez brotar em mim a maravilha da VIDA, da flor... Por favor, ajuda-me a fazer gerar sempre mais vida...
Que todos te louvem! Tu és o Senhor, o Deus Criador!”

QUEM FOI MARCO ANTONIO BARBARIGO?
O Venerável Cardeal Marco Antonio Barbarigo nasceu em Veneza, em 1640. Ainda jovem, renunciou aos privilégios que possuía como filho da nobreza veneziana para tornar-se sacerdote.
Sendo nomeado Bispo, foi-lhe confiada a Arquidiocese de Corfú. Foi designado Bispo de Montefiascone e Corneto de Viterbo, em 1687.
Culto, virtuoso, empenhado, atuou na reforma de sua diocese segundo o espírito do Concílio Tridentino. Além disso, recontruiu o Seminário da cidade de Montefiascone e instituiu as Escolas da Doutrina Cristã.
Com Lúcia Filippini, findou o Instituto das Mestras Pias. Fundou também o Instituto do Divino Amor. Faleceu em Montefiascone, em 1706.
Sua vida foi notável devido a sua generosa prontidão em doar-se, expressão de uma personalidade rica de caridade e de doutrina. Por esta razão, volviam-se para seus conselhos ilustres membros do clero, entre eles cardeais e até pontífices.
No dia 08 de julho de 2007 o Papa Bento XVI assina o decreto de reconhecimento oficial das virtudes heróicas do Cardeal Marco Antônio Barbarigo, cuja viva missão pastoral se traduz em sinais concretos de Fé, Caridade, Serviço, Promoção Humana.

“O Bispo deve considerar-se o mais pobre da sua diocese ter os pobres como os seus senhores.”

Card. Marco Antonio Barbarigo

NOTÍCIAS 2007
O ano de 2007 foi marcado por importantes acontecimentos no nosso Institudo, dentre os quais merece destaque:
- A primeira Oblação da Ir. Fátima Aparcida da Silva Melo, MPF, solenemente realizada no dia 11/02/2007, em sua cidade de origem, Francisco Morato (SP).
- O ingresso no aspirantado das jovens Jéssica Cristina de Godoy, de Sorocaba (SP), e Michellie Aparecida Custódio, de três Corações (MG).
- O Encontro Vocacional para moças e rapazes, realizado pelas Mestras Pias Filippini no dia22/04/2007, na Paróquia São Francisco de Assis, da cidade de Cubatão (SP).
- As Missões Populares que as Irmãs e as formandas realizaram no mês de Julho nas cidades de Boa Esperança (MG) e Sorocaba (SP).

QUERIDA JOVEM
Entre em contato conosco para obter maiores informações a respeito de nossa Família Religiosa ou para enriquecer nosso Boletim com sua sugestões.
Escreva para: Instituto das Mestras Pias Filippini
Rua Mestras Pias Filippini, 513 – Freguesia do Ó – São Paulo – SP
CEP 02736-010 – Tel: (11) 3991-7630 ou 3975-1613
novfilippini@ig.com.br