Mensagens

A REFINADA
ARTE DE OUVIR

Por : José Coelho


“ As grandes pessoas monopolizam a arte
de escutar. As pequenas, a arte de falar.” (David Schwartz)

Quando a Western Union solicitou a Thomas Edison que “estipulasse o seu preço” para a máquina perfuradora de fita que ele inventara, Edison pediu alguns dias para pensar no assunto. Sua esposa sugeriu 20 mil dólares, mas ele considerou essa quantia exorbitante.

No dia combinado, ele compareceu à reunião, ainda incerto sobre o preço de seu invento. Quando o presidente da mesa lhe perguntou quanto queria pelo invento, ele tentou dizer 20 mil, mas as palavras não saíram de sua boca. O presidente finalmente quebrou o silêncio e perguntou:

- Que tal 100 mil?

Geralmente o silêncio permite que outras pessoas digam algo melhor do que nós diríamos!

Lembro-me de uma anedota de uma mulher que se queixou de que estava ficando gripada e seu marido levou-a ao médico. O médico imediatamente colocou um termômetro na boca da mulher e disse:

- Fique sentada ali por cinco minutos, sem se mexer. A mulher obedeceu.

O marido ficou surpreso e fascinado. Quando o médico retornou a sala de exames, o marido apontou entusiasmado para o termômetro e disse:

- Doutor, quanto o senhor quer por ele?

Ouvir é uma arte refinada e que deve ser cultivada como parte e nossa personalidade. Aqueles que têm habilidade para ouvir são pessoas de grande valor.

Ouvir é uma habilidade essencial para criar e manter relacionamentos. Se você é um bom ouvinte, perceberá que atrai os outros. Os amigos confiam em você e as suas amizades se aprofundam. O sucesso chega com um pouco mais de facilidade porque você escuta e compreende as pessoas.

As pessoas que não escutam são chatas. Elas não parecem interessadas em ninguém a não ser nelas mesmas. Afastam amigos e admiradores potenciais transmitindo a mensagem: “o que você tem a dizer não me interessa muito”. Como resultado, com freqüência , sentem-se sozinhas e isoladas. A tragédia é que as pessoas que não ouvem, raramente percebem o que está errado. Elas mudam de perfume ou de colônia, compram roupas novas, se esforçam para ser engraçadas e falam sobre coisas interessantes. Mas o problema subjacente permanece. Não é divertido conversar com elas porque sempre temos a impressão de que não nos ouvem.

Escutar é um elogio porque é dizer para a outra pessoa : “Eu me importo com o que está acontecendo com você, a sua vida e a sua experiência são importantes”. Geralmente, as pessoas reagem ao elogio que você lhes faz ao ouvi-las, gostando de você e valorizando-o.

Quanto menos falar, melhor se expressará. Não criaremos problemas para nós por aquilo que não dissemos. Assim como Edison, podemos até tirar proveito de nosso silêncio, ouviu?

Sugestão para leitura:
MICKAY, Mattew. Mensagens: Como obter sucesso
Aperfeiçoando sua habilidade de comunicação.
São Paulo: Summus, 1999.