Objetivo geral do colégio

O Colégio Santa Lúcia Filippini tem como objetivo trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo uma formação cultural e social, que priorize os valores cristãos e a educação integral do ser humano, possibilitando ao aluno aprender a conhecer, aprender a ser, respeitando a si e ao outro, aprimorando suas habilidades e talentos.


Filosofia do Colégio

O Colégio Santa Lúcia Filippini visa desenvolver um trabalho educativo integrado com a família e voltado aos princípios cristãos em todas as suas atividades.


Proposta Pedagógica

A Educação FIlippini está alicerçada na abordagem educativa de Santa Lúcia FIlippini, fundadora do Instituto de Educação e Assistência Lúcia Filippini, pautada na educação da juventude e da promoção humana, social e cristã.
A proposta do Colégio Santa Lúcia FIlippini está pautada no conceito sociointeracionista :


“ O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai desenvolver historicamente se inserida no meio social” ( Vigotsky)

Sendo assim, o conhecimento se constrói por meio da afetividade e a interação com o outro, proporcionando ao educando um aprendizado significativo. O educador assume o papel de mediador auxiliando no processo de sistematização, problematização, pesquisa e registro, dando sustentação ao processo de ensino e aprendizagem.