- Nasceu em Veneza no dia 06 de março de 1640.
- Aos 25 anos começa a fazer parte do Senado Vêneto.
- Sucessivamente, tendo deixado o encargo diplomático, ordena-se Sacerdote.
- Recebe a Consagração episcopal em Roma em 1678. No mesmo ano é eleito Arcebisco de Corfú.
- Elevado à dignidade Cardinalícia (1686), é nomeado Bisco de Montefiascone e Corneto.
- Morre em Montefiascone em 1706.
Pastor zeloso, verdadeiro mestre e protetor do seu povo, investiu pela causa do Reino o mais rico capital
dos seus dotes humanos e espirituais, dilatando excessivamente os espaços da sua caridade.
Teve um papel de destaque no processo Empreendedor e dinâmico, fundou com Santa Lúcia Filippini o Instituto
das Mestras Pias Filippini. Confiou-lhe o trabalho das escolas para a educação cristã dos filhos do povo.
Instituiu Seminários para a formação do Clero e, em Montefiascone, fundou também a Congregação do Divino Amor.
Com as suas obras, o Cardeal Barbarigo antecipou séculos de história.
Nasceu em Tarquínia (Viterbo), Itália, no dia 13 de janeiro de 1672.
Por intermédio do Cardeal Marco Antonio Barbarigo, completou sua formação cultural e espiritual no Mosteiro de Santa Clara, em Montefiascone, onde o mesmo Cardeal fundou a Escola da Doutrina Cristã.
Aos 20 anos, Lúcia assumiu a direção e recebeu do Cardeal o mandato de guiar o Instituto que nascia.
Após consumir sua vida na doação radical a Deus às meninas necessitadas e às suas coirmãs, Lúcia faleceu no dia 25 de março de 1732 deixando às suas filhas, as Mestras Pias Filippini, o legado de prosseguir com seu carisma da Educação e das Obras Sociais, por meio dos valores evangélicos e espirituais.
A nossa Instituição foi fundada em 1692 na diocese de Montefiascone, na Itália, pelo Cardeal Marco Antonio Barbarigo e Lúcia Filippini. O objetivo principal era a “Educação Cristã da Juventude” realizada nas escolas, considerado pelos fundadores, lugar privilegiado e ambiente mais apropriado para a formação integral do ser humano.
Após a morte dos fundadores, as Mestras Pias continuaram a obra de formação e evangelização da criança, do jovem e da mulher na Itália, expandindo-se dois séculos depois para os Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Etiópia e Eritréia, Índia e Albânia. A fundação brasileira aconteceu no dia 02 de maio de 1962, quando Madre Ninetta Jonata, superiora Geral na época, enviou ao Brasil as cinco primeiras Mestras Pias Filippini, para o bairro de Itaberaba em São Paulo, atendendo ao apelo do Papa João XIII, às Superioras Gerais das diversas Congregações em Roma. “Ajudai-me a salvar a fé na América Latina”.
Em 1963, padre Achilles Silvestre, primeiro vigário da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, confiou às Mestras Pias a antiga Escola Paroquial Santa Cruz.
No dia 03 de março de 1964, as atividades escolares passaram a funcionar na propriedade das Irmãs. Foram matriculados 86 alunos, formando duas classes de primeira série ginasial. Estando o prédio do Ginásio Santa Lúcia Filippini (como era chamado na época), ainda em construção, uma classe funcionava no salão e a outra na garagem da casa das Irmãs. A primeira diretora do Colégio foi a Ir. Mary Patti (americana), que permaneceu até o final de 1970, quando entrou a Ir. Therezinha Salgado em seu lugar.
Hoje, no Brasil, a nossa Congregação encontra-se em São Paulo, em Miracatu (no Vale do Ribeira), em Peruíbe/SP e em Vilhena, no estado de Rondônia.